Thursday, March 25, 2010

A stark contrast

Olhe para um mapa de Moçambique. Cidade de Nampula e Gurue (em NW província da Zambézia), não parece ser uma viagem de 12 horas de intervalo. Mas eles podem ser. Após a conferência, decidi visitar um outro voluntário para alguns dias em seu site na Gurue. Estávamos muito animado que o Corpo de Paz driver necessário para fazer uma visita a um neraby cidade, para que pudéssemos obter um livre, rápido passeio mais do caminho. Ou então pensamos. Saímos de menos de meia hora depois da hora de partida indicado, que é, por definição, não tarde aqui. Tivemos um bom primeiro horas e meia de viagem, mas tem um pneu furado. O motorista sabia como mudar isso, houve uma tomada e um pneu sobressalente ... único problema foi que o pneu sobressalente já era plana. Então, depois de esperar, pegar uma carona, esperando encontrar uma chapa, a ser assediado durante a espera e, finalmente, encontrar uma outra chapa chegamos Gurue.

Deixe-me fazer algumas comparações entre Gurue e Nacaroa: Gurue tem lojas reais, onde você pode ir dentro e olhar para os produtos e escolha o que quiser e levá-lo para a caixa registadora para pagar. Nacaroa tem lojas que consistem de um balcão, atrás do qual são algumas prateleiras que estão abastecido com uma seleção de produtos básicos. Você diz que o trabalhador que quiser, e tirá-lo da prateleira e entregá-lo para você. Não existem registos de dinheiro, e as pessoas costumam usar calculadoras para adicionar 15 + 30, ou multiplicar 3 x 6. Gurue tem luzes de rua que trabalham, computadores e sala de informática na escola, um internet café que eu estou agora, energia elétrica (obviamente) de água e execução em determinados momentos do dia. Nacaroa tem luzes de rua que são, aparentemente, um item decorativo pois não há eletricidade. Ironicamente, a única vez que você pode ver as luzes da rua se durante o dia. A cidade inteira não tem computadores públicos, definitivamente internet não, e água corrente, não é mesmo na mente de ninguém. (Como a eletricidade é na mente de todos embora.) Como comer frango com jantar: Gurue, ir à loja e comprar um maço de desossada, breats frango sem pele. Nacaroa-comprar uma galinha viva, matá-lo, defeather ele, a pele dela, cozinhá-lo. Gurue tem meios de tráfego e bombas de gás. Nacaroa tem estradas de terra e caras que vendem gás em garrafas de água. (Eu não tenho certeza se ele recebe a partir de. Mas eles pintaram "BP" do lado da barraca que vende-lo, o que me faz sorrir.)

Por outro lado, Gurue tem homens que assediá-lo no mercado. Nacaroa tem pessoas que cumprimentá-lo e sorrir. Pessoas em Gurue realmente não sei se mutuamente e raramente cumprimentá-lo nas ruas. Em Nacaroa eu não posso ir ao mercado sem cumprimentar pelo menos 3 pessoas que eu conheço e 10 estrangeiros na caminhada de 10 minutos. Gurue tem outras pessoas brancas, por isso não tem nada de especial aqui. Evenone em Nacaroa está interessado em falar comigo porque eu sou a única pessoa branca em volta e não sabem o que pensar. Em Gurue começar a trabalhar por 7am é super precoce. Em Nacaroa vejo pelo menos três pessoas que conheço nas ruas antes de 6 da manhã, quando eu vou correr, só sair antes do trabalho.

Globalmente, Gurue é surpreendente, mas Nacaroa é muito mais do que eu imaginava e queria para os meus dois anos na África.

Eu provavelmente vou postar novamente amanhã.

1 comment:

  1. google translate gave me a rough estimate of what you said. can't wait to talk to you!

    ReplyDelete